Colaboração em projetos 

Baajatinga Baja SAE

Descrição: Criada por alunos de engenharia, professores e técnicos com o objetivo de projetar, desenvolver e construir um protótipo de veículo off-road, e aplicar na prática os conhecimentos e habilidades desenvolvidas em sala de aula visando preparar futuros profissionais para o mercado de trabalho. Institucionalizada em 2008, a equipe representa a UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, nas competições Baja SAE, etapas Nacional e Regional.

Docente envolvida: Ana Cristina Gonçalves Castro Silva


F-Carranca AeroDesign

Descrição: A competição SAE AeroDesign BRASIL é realizada anualmente na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA). As equipes, formadas por alunos e orientadas por professores, tem como objetivo a criação do projeto de uma aeronave rádio controlada. No âmbito geral a competição separa os projetos em três categorias diferentes: Micro, Regular e Avançada. Cada categoria e submetida a requisitos de projeto previstos no regulamento da competição lançado no início de cada ano. Os principais objetivos da competição são: promover uma oportunidade ímpar de aprendizado na área aeronáutica através de um projeto multidisciplinar desafiador, despertar o interesse na área aeronáutica, promover o intercâmbio de conhecimento entre as equipes, desenvolver o espírito de trabalho em grupo, a capacidade de liderança, planejamento, de vender ideias e incentivar o comportamento ético e profissional.


Fórmula SAE Carcará

Descrição: Os objetivos do FSAE Carcará são: Proporcionar uma formação diferenciada do estudante em relação a sua vida acadêmica; Preparar o estudante para o mercado de trabalho, expondo-os à situações reais; Divulgar os cursos de engenharia da UNIVASF, bem como tornar a instituição conhecida nacionalmente; Estudar a teoria envolvida; Estudar e entender o regulamento do projeto; ; Projetar, construir e testar o carro Fórmula; Participar no evento nacional.

Docente envolvido: José Luiz Moreira de Carvalho


Projeto Escola Verde

Descrição: O objetivo central do Projeto Escola Verde (PEV) é investigar estas dificuldades e promover ações no sentido de minimizar os problemas identificados, a partir da participação das comunidades escolares. Trata-se de uma Pesquisa Aplicada, do tipo Pesquisa-Ação, de caráter qualiquantitativo, que está sendo desenvolvida nas escolas de ensino fundamental, médio e superior da região do Vale do São Francisco. As atividades de pesquisa servem de embasamento e direcionamento das ações extensivas.