Grupos de Pesquisas 

Laboratório de Pesquisas em Sistemas Agroindustriais - LAPESA

Linhas de Pesquisa: Capital, Trabalho e Complexos Agroindustriais; Competitividade dos Sistemas agroindustriais no Semiárido; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Gestão da Qualidade em Sistemas Agroindustriais; Logística Agroindustrial.

Descrição: O Laboratório de Pesquisas em Sistemas Agroindustriais (LAPESA) é vinculado ao Colegiado de Engenharia de Produção (CPROD) da UNIVASF. Seus membros vem promovendo estudos e pesquisas sobre os Sistemas Agroindustriais, especialmente os relacionados à Competitividade, à Gestão da Qualidade, à Organização do Trabalho e à Logística. Seus trabalhos enfocam as cadeias agroindustriais do Vale do São Francisco e regiões próximas, como as da fruticultura e da piscicultura. Os objetivos da linha de pesquisa "Capital, Trabalho e Complexos Agroindustriais" são analisar o conflito capital-trabalho nos setores produtivos; estudar a formação dos complexos agroindustriais; descrever as formas de organização do trabalho no interior dos complexos agroindustriais e buscar através de políticas públicas as possíveis soluções para os problemas enfrentados pela classe trabalhadora. A "Competitividade dos Sistemas agroindustriais no Semiárido" visa analisar questões de estratégias, de marketing, de inovações tecnológicas e de relações na cadeia produtiva, buscando o aumento da competitividade em sistemas agroindústrias na região do semiárido. A linha "Ergonomia e Segurança do Trabalho" busca analisar as condições de trabalho em seus aspectos organizacionais (Macro Ergonomia), físicos operacionais (Ergonomia Física) e cognitivos (Ergonomia Cognitiva) nas diversas atividades produtivas e de serviços do semiárido brasileiro. Analisar os impactos decorrentes da utilização de agrotóxicos em seus aspectos ocupacionais, ambientais e de contaminação de alimentos. A "Gestão da Qualidade em Sistemas Agroindustriais" visa estudar, propor e aplicar metodologias e ferramentas da Gestão da Qualidade em sistemas agroindustriais, buscando a melhoria da coordenação da cadeia produtiva e do controle da qualidade, o aprimoramento dos processos, a solução de problemas e a melhoria de produtos e serviços. E a "Logística Agroindustrial" tem como objetivos: analisar os sistemas macro e micro logísticos das diversas culturas agrícolas do semiárido; desenvolver e estruturar as cadeias de suprimento do agronegócio do semiárido; e avaliar e propor intervenções nos sistemas de distribuição das culturas agrícolas do semiárido.

Docentes participantes: José Luiz Moreira de Carvalho (Coordenador); Ana Cristina Goncalves Castro Silva, Ângelo Antônio Macedo Leite, Francisco Alves Pinheiro, Paulo César Rodrigues de Lima Júnior.

Ano de formação: 2007

Link


Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos - LEAED

Linhas de Pesquisa: Análise de Regressão; Análise de SobrevivêAnálise de Sobrevivência; Controle Estatístico da Qualidade; Demografia e Meio Ambiente; Envelhecimento, Saúde e Trabalho; Estatística Aplicada; Estatística e Experimentação Agropecuária; Família, Gênero e Demografia; Séries temporais e Econometria; Trabalho, desigualdade e pobreza.

Descrição: Além de trabalhar fortemente na formação de discentes dos cursos de graduação da UNIVASF, este grupo tem como principal objetivo desenvolver e colaborar com pesquisas no âmbito da universidade e da sociedade, utilizando e propondo teorias e métodos da Estatística e da Demografia, contribuindo não só para o desenvolvimento técnico e científico destas duas ciências, mas também proporcionando análises adequadas para a obtenção de resultados mais robustos em estudos das diversas áreas de conhecimento. Nesses últimos anos os pesquisadores e seus orientandos vêm apresentando trabalhos em diversos eventos científicos, entre eles, Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), Encontro Nacional de Estudos Populacionais (ABEP), Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Populacionais (ALAP), Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (SEPVASF), Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste (SEPRONe) e também da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Docentes participantes: Paulo José Pereira(coordenador); Alan Francisco Carvalho Pereira, Ângelo Antônio Macedo Leite, Antônio Pires Crisóstomo, Francisco Alves Pinheiro, Monica Aparecida Tomé Pereira.

Ano de formação: 2010

Link


OBSERVATÓRIO - Núcleo Multidisciplinar Observatório do Agronegócio

Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento Agrário Sustentável; Economia, Sociedade e Território; Empreendedorismo, Estratégia e Inovação; Práticas da Qualidade; Trabalho e Organização.

Docentes participantes: Nildo Ferreira Cassundé Junior (Coordenador); Acácio Figueirêdo Neto, Alan Francisco Carvalho, Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, João Ricardo Ferreira de Lima, Rosemary Barbosa de Melo, Walter Meucci Nique.

Ano de formação: 2016

Link


Propriedade Intelectual e Inovação em Processos, Produtos e Serviços

Linhas de Pesquisa: Engenharia Econômica; Gestão Ambiental em Processos; Inovação tecnológica e Empreendedorismo; Mecanização Agrícola; Pesquisa Operacional e Inteligência Artificial; Tecnologias Limpas e Meio Ambiente.

Docente participante: Vivianni Marques Leite dos Santos (Coordenadora)

Ano de formação: 2009

Link