Grupos de Pesquisas 

Laboratório de Decisão Multicritério e Gestão das Operações - LADEMGO

Atividades desenvolvidas: O Laboratório de Decisão Multicritério e Gestão das Operações (LADEMGO) fica localizado no prédio dos laboratórios (antigo prédio dos colegiados) e serve para atividades de pesquisa acadêmica envolvendo a Análise de Decisão Multicritério e Gestão das Operações, principalmente envolvendo as operações ligadas aos serviços hospitalares para os alunos de graduação e pós-graduação. O laboratório possui 4 computadores, ar condicionado, quadro branco, além de armários.

Docentes responsáveis: Thiago Magalhães Amaral.


Laboratório de Ergonomia e Segurança do Trabalho Agrícola - LESTA

Atividades desenvolvidas: Na graduação, mesmo não tendo previsão de aulas práticas no PPC das disciplinas Higiene e Segurança do Trabalho (HST) e Ergonomia, têm sido desenvolvidas as seguintes atividades:

No LESTA tem sido desenvolvidas pesquisas para TFC de alunos de graduação do curso de Engenharia de Produção com enfoque nas questões de segurança e saúde do trabalhador. Na pós-graduação tem sido desenvolvido estudos que relacionam o envelhecimento populacional e as relações de trabalho, no PROFIAP e em colaboração com os professores Alan Christie e Leonardo Sampaio, trabalhos de monitoramento ambiental.

O LESTA também foi muito útil na coordenação do curso de especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais oferecido pelo Cprod. Nas atividades de extensão, o LESTA tem sido usado como apoio, no uso de equipamentos como computadores, Datashow e ambiente para reunião nos projetos Tempos de Produção e Solucione Jr.

Docentes responsáveis: Francisco Alves Pinheiro

Docentes participantes: Leonardo Rodrigues Sampaio (Ppgcsb); Alan Christie da Silva Dantas (Cpgcm)


Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos – LEAED

Atividades desenvolvidas: Ensino: Colaboração com orientações e análises estatísticas em Trabalho Finais de Curso dos discentes de graduação, fortalecendo o uso de métodos quantitativos na formação dos discentes de Engenharia;

Pesquisa: Desenvolvimento de projetos de pesquisas nas áreas de Estatística Aplicada e Demografia que são sempre realizados com a participação de discentes de cursos de graduação, especialmente da Engenharia de Produção, sendo, em muitos casos, comtemplados com bolsas de iniciação científica. Também há orientações e desenvolvimento de pesquisas com discentes de diversos programas de pós-graduação da UNIVASF;

Extensão: Colaboração como participantes da equipe de organização e realização de projetos de extensão desenvolvidos na universidade, especialmente o projeto Tempos de Produção, que é do Colegiado de Engenharia de Produção.

Docentes responsáveis: Paulo José Pereira

Docentes participantes: Ângelo Antônio Macedo Leite (Cprod), Antônio Pires Crisóstomo (Cprod), Alan Francisco Carvalho de Oliveira (Cprod), Francisco Alves Pinheiro (Cprod) e Monica Aparecida Tomé Pereira (Cpsi)


Laboratório de Pesquisa em Organização do Trabalho (LAPEOT)

Atividades desenvolvidas: O laboratório de pesquisa em organização do trabalho está localizado no 1º andar do antigo prédio dos colegiados e tem como objetivo principal desenvolver pesquisas sobre temas relacionados a organização do trabalho, envolvendo estudos sobre as formas da gestão dos trabalhadores, do planejamento gerencial, do conteúdo das tarefas, das formas de controle do processo produtivo e das relações de poder nos ambientes organizacionais. O laboratório está equipado com computadores, mesas, armários e cadeiras com o propósito de prestar serviços de orientação e desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso em temáticas diretamente ligadas a relação de gestão e trabalho.

Docentes responsáveis: Ângelo Antônio Macedo Leite


Laboratório de Pesquisa em Qualidade - LAPESQ

Atividades desenvolvidas: No Laboratório de Pesquisa em Qualidade (LAPESQ) são executados projetos de Iniciação Científica, Iniciação à Extensão e Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados à Gestão da Qualidade e a temas correlatos da Engenharia de Produção (Suprimentos, Marketing, Empreendedorismo, Agronegócio). Os estudos realizados envolvem tanto as empresas do setor industrial quanto o setor agropecuário (fruticultura, horticultura, piscicultura, bovinocultura) e do setor de serviços (comércio, educação, logística e distribuição).

Docentes responsáveis: José Luiz Moreira de Carvalho


Laboratório de Química de Interfaces

Atividades desenvolvidas: O laboratório de química de interfaces está localizado no prédio do antigo colegiado com código de sala número 2217. Este espaço é destinado para realização de atividades experimentais de pesquisa científica na área de síntese e caracterização de materiais adsorventes em geral, assim como, a avaliação através de testes de bancada em pequena escala. O laboratório está equipado com instrumentos usados para síntese e caracterização de materiais com aplicações diversas na área de química. Por outro lado, a estrutura tem espaço limitado e estrutura para a realização de algumas atividades de laboratório com segurança.

Docentes responsáveis: Lucimar Pacheco Gomes da Rocha

Docentes participantes: Fernanda Carvalho dos Anjos (Cprod)


Laboratório Multidisciplinar Observatório do Agronegócio – OBSERVATÓRIO

Atividades desenvolvidas: Em funcionamento desde 2006, diante de sua trajetória é possível revelar que, apesar dos desafios e obstáculos, a forma multidisciplinar com que é operacionalizado o Laboratório, ao mesmo tempo em que se tem levado conhecimento para além dos muros da Universidade tem-se trazido preciosas informações para dentro deles. Os resultados são diversos, onde além do próprio Laboratório, existem: uma disciplina de 120hrs, um Grupo de Pesquisa registrado e certificado no CNPq e o Projeto Observatório do Agronegócio em Ação registrado na PROEX. Deste modo, por meio de ações ora científicas ora extensionistas, os atores envolvidos (alunos, professores e comunidade) vêm colecionando experiências e conhecimentos singulares como visitas técnicas e expositores em palestras. Assim, debates que antes só ficavam restritos às quatro paredes de uma sala de aula ganham múltiplos impactos via projeto do tipo guarda-chuva sob o tripé ensino-pesquisa-extensão.

Docentes responsáveis: Nildo Ferreira Cassundé Junior

Docentes participantes: Acácio Figueiredo Neto (Cenamb); Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza (Cciso); Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé (Cadm); João Ricardo Ferreira de Lima (Embrapa Semiárido); Luísa Cagica Carvalho (IPS); Rosemary Barbosa de Melo (IF- SertãoPE); Walter Meucci Nique (UFRGS)


Laboratório de Processos Químicos e Inovação (LPQI)

Atividades desenvolvidas: O laboratório conta com 16 computadores, duas bancadas para realização de experimentos, equipamentos e vidrarias inerentes a escala de engenharia para o desenvolviemento de processos e produtos na prática. Trata-se de um ambiente insalubre, onde devem ser utilizados os devidos EPIs e limitaçao do número de usuários. Utilizado para pesquisa a nível de Iniciação Científica (IC), mestrado e doutorado, com apoio a execução dos trabalhos de discentes cursando o mestrado em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação, o doutorado em agroecologia e desenvolvimento territorial, etc. Também é apoio para pesquisa aplicada por meio do desenvolvimento de projetos a partir de incubadas na INTECVASF (Incubadora Tecnológica da UNIVASF). O LPQI é utilizado também para ensino, com aulas práticas para disciplinas, tais como: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Processos Industriais; Agroenergia e Biocombustíveis; Redes Neurais Artificiais e Engenharia; Gestão da Tecnologia e Inovação e Núcleos Temáticos.

Docentes responsáveis: Vivianni Marques Leite dos Santos

Docentes participantes: Vivianni Marques Leite dos Santos (cprod), Gunther Josuá (cprod), docentes com atividades de pesquisa sobre desenvolvimento de processos ou produtos.