Estágio 

As atividades de estágio são obrigatórias e preponderantemente práticas e contribuem fortemente para que o discente perceba a realidade do mercado de trabalho da área, as competências pessoais e profissionais trabalhadas pelas organizações. Visa oferecer ao aluno a oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos teóricos auferidos nas diversas disciplinas que integram o seu currículo.



Áreas de Estágio em Engenharia de Produção


  1. Engenharia de Operações e Processos de Produção: Gestão de Sistemas de Produção e Operações, Planejamento, Programação e Controle da Produção, Gestão da Manutenção, Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais, Processos Produtivos Discretos e Contínuos e Engenharia de Métodos.
  2. Logística: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Estoques, Projeto e Análise de Sistemas Logísticos, Logística Empresarial, Transporte e Distribuição Física e Logística Reversa.
  3. Pesquisa operacional: Modelagem, Simulação e Otimização, Programação Matemática, Processos Decisórios, Processos Estocásticos, Teoria dos Jogos, Análise de Demanda e Inteligência Computacional.
  4. Engenharia da Qualidade: Gestão de Sistemas da Qualidade, Planejamento e Controle da Qualidade, Normalização, Auditoria e Certificação para a Qualidade, Organização Metrológica da Qualidade e Confiabilidade de Processos e Produtos.
  5. Engenharia do Produto: Gestão do Desenvolvimento de Produto, Processo de Desenvolvimento do Produto, Planejamento e Projeto do Produto.
  6. Engenharia Oragnizacional: Gestão Estratégica e Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão do Desempenho Organizacional, Gestão da Informação, Redes de Empresas, Gestão da Inovação, Gestão da Tecnologia e Gestão do Conhecimento.
  7. Engenharia Econômica: Gestão Econômica, Gestão de Custos, Gestão de Investimentos e Gestão de Riscos.
  8. Engenharia do Trabalho: Projeto e Organização do Trabalho, Ergonomia, Sistemas de Gestão de Higiene e Segurança do Trabalho e Gestão de Riscos de Acidentes do Trabalho.
  9. Engenharia de Sustentabilidade: Gestão Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação, Gestão de Recursos Naturais e Energéticos, Gestão de Efluentes e Resíduos Industriais, Produção mais Limpa e Ecoeficiência, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.
  10. Educação em Engenharia de Produção: Estudo da Formação do Engenheiro de Produção, Estudo do Desenvolvimento e Aplicação da Pesquisa e da Extensão em Engenharia de Produção, Estudo da Ética e da Prática Profissional em Engenharia de Produção, Práticas Pedagógicas e Avaliação do Processo de Ensino- Aprendizagem em Engenharia de Produção, Gestão e Avaliação de Sistemas Educacionais de Cursos de Engenharia de Produção.


Resolução de Estágio