Curso 

A UNIVASF é uma instituição de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação, criada com o nome de Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Sua criação foi legitimada pela Lei nº. 10.473 de 27 de junho de 2002 que a conferiu uma natureza fundacional, com sede na cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco. Como todas as Universidades Federais, goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, tendo como princípio norteador de seu funcionamento, a indissociabilidade entre o ensino a pesquisa e a extensão.

Os objetivos do curso de Engenharia de Produção da Univasf, Campus Juazeiro, são:

1. Preparar o engenheiro de produção com habilidades profissionais, éticas e sociais para o pleno desenvolvimento da região;

2. Disseminar a cultura da produção sustentável no vale do São Francisco;

3. Aprimorar e Desenvolver o potencial do seu corpo docente por meio de cursos de extensão para capacitação; bem como sugerir continuamente à UNIVASF as condições necessárias para contínua qualificação profissional do docente.

4. Desenvolver a capacidade crítica do discente, proporcionando-lhe conexão dos saberes e fazeres;

5. Criar um espaço de discussão continuada sobre as problemáticas produtivas locais e ambientais;

6. Promover a contínua renovação de seus aspectos pedagógicos e didáticos;

7. Vincular a UNIVASF, por intermédio do curso de Engenharia de Produção, a outras instituições locais, regionais, nacionais e internacionais por meios de acordos de cooperação científica e de integração.


A UNIVASF utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o preenchimento das vagas ofertadas nos Cursos de Graduação presenciais. Para a Engenharia de Produção, Campus Juazeiro, anualmente são ofertadas 50 vagas para ingresso no primeiro semestre de cada ano, distribuídas da seguinte forma:

  • 25 vagas para Ampla Concorrência (AO)
  • 3 vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (L1)
  • 9 vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (L2)
  • 2 vagas reservadas para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (L5)
  • 9 vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (L6)
  • 1 vaga para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenhamcursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (L10)
  • 1 vaga para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (L14)