Grupos de Pesquisas 

Laboratório de Ergonomia e Segurança do Trabalho Agrícola - LESTA

Atividades desenvolvidas: Na graduação, mesmo não tendo previsão de aulas práticas no PPC das disciplinas Higiene e Segurança do Trabalho (HST) e Ergonomia, têm sido desenvolvidas as seguintes atividades:

No LESTA tem sido desenvolvidas pesquisas para TFC de alunos de graduação do curso de Engenharia de Produção com enfoque nas questões de segurança e saúde do trabalhador. Na pós-graduação tem sido desenvolvido estudos que relacionam o envelhecimento populacional e as relações de trabalho, no PROFIAP e em colaboração com os professores Alan Christie e Leonardo Sampaio, trabalhos de monitoramento ambiental.

O LESTA também foi muito útil na coordenação do curso de especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais oferecido pelo Cprod. Nas atividades de extensão, o LESTA tem sido usado como apoio, no uso de equipamentos como computadores, Datashow e ambiente para reunião nos projetos Tempos de Produção e Solucione Jr.

Docentes responsáveis: Francisco Alves Pinheiro

Docentes participantes: Leonardo Rodrigues Sampaio (Ppgcsb); Alan Christie da Silva Dantas (Cpgcm)


Laboratório de Planejamento de Produtos e Processos

Atividades desenvolvidas: (i) Engenharia do Produto - apoio à disciplina como um todo; instruções, atividades práticas ou de acompanhamento dos projetos desenvolvidos no semestre; (ii) Metrologia - infraestrutura de apoio as aulas práticas de instrumentação ou atividades extraclasses complementares; (iii) Optativas: mesma descrição do item (i); (iv) ambiente de apoio as atividades de outras disciplinas afins no âmbito da graduação (e outras, quando demandadas); (v) ambiente de apoio as atividades de pesquisa e extensão universitária dos docentes responsáveis ou de outros, quando requisitados; (vi) suporte aos eventos acadêmicos do colegiado ou da UNIVASF como um todo (SEPVASF, SEPRONE, SCIENTEX, entre outros); (vi) suporte a atividades e eventos extemporâneos diversos, quando demandado.

Docentes responsáveis: PGunther Josuá Costa e Ângelo Antônio Macedo Leite.

Docentes participantes: Ântodos aqueles responsáveis por disciplinas e/ou atividades afins no âmbito da graduação ou pós-graduação; e por atividades de pesquisa e extensão universitária.


Laboratório de Simulação e Práticas Empresariais

Atividades desenvolvidas: O Laboratório de Simulação e Práticas Empresariais é usado para várias disciplinas tais como: PCP I e II, Engenharia de Métodos, Sistemas de Informação Gerenciais, Gestão da Tecnologia e Inovação, Simulação, Logística, Estatística e Controle Estatístico da Qualidade. O laboratório conta com 25 computadores 3 bancadas e com o jogo didático Lean Board Game. Além disso, possui licenças pagas do software Arena (usado para simulação de eventos discretos) e softwares gratuitos para o ensino de Decisão Multicritério (Visual Promehtee). O laboratório é um ambiente exclusivo para o curso de Engenharia de Produção e serve para atividades de pesquisa (principalmente TCCs) e de extensão (principalmente para cursos de curta duração ofertados por professores e alunos vinculados à empresa Júnior).

Docentes responsáveis: Thiago Magalhães Amaral e Ana Cristina Castro Silva

Docentes participantes: Paulo José Pereira (Cprod), Antônio Pires Crisóstomo (Cprod), Edson Tetsuo Kogashi (Cprod), Alan Francisco Carvalho Pereira (Cprod).

Laboratório de Processos Químicos e Inovação (LPQI)

Atividades desenvolvidas: O LPQI é usado para várias disciplinas tais como: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Processos Industriais; Agroenergia e Biocombustíveis; Redes Neurais Artificiais e Engenharia; Gestão da Tecnologia e Inovação e Núcleos Temáticos. O laboratório conta com 16 computadores, duas bancadas para realização de experimentos, equipamentos e vidrarias inerentes a escala de engenharia para o desenvolviemento de processos e produtos na prática. Trata-se de um ambiente insalubre, onde devem ser utilizados os devidos EPIs e limitaçao do número de usuários. Utilizado para pesquisa a nível de Iniciação Científica (IC), mestrado e doutorado, com apoio a execução dos trabalhos de discentes cursando o mestrado em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação, o doutorado em agroecologia e desenvolvimento territorial, etc. Também é apoio para desenvolvimento de projetos a partir de incubadas na INTECVASF (Incubadora Tecnológica da UNIVASF).

Docentes responsáveis: Vivianni Marques Leite dos Santos

Docentes participantes: Vivianni Marques Leite dos Santos (cprod), Gunther Josuá (cprod), docentes com atividades de pesquisa e NT dos colegiados PROFNIT, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia da Computação